Mesmo que a nossa visão não alcance, existem centros energéticos espalhados pelo corpo humano que influenciam na nossa saúde.
Os chakras cumprem a função de mediadores da energia universal, funcionando como as nossas bases de recarga, segundo religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.
A palavra chakra é sânscrita e significa roda. Dessa forma, os centros energéticos dos chakras é redondos e nas pessoas mais materialistas, de vibrações mais baixas ou primitivas, apresentam-se com cores mais escuras, opacas e com tamanho reduzidas. As pessoas mais espiritualizadas, canalizam uma quantidade maior de energia, as cores são mais vivas e possuem um tamanho maior.
A principal função do chakra é de absorver o prana (energia proveniente do sol), metaboliza-lo, alimentar nossa aura e, finalmente, emitir energia ao exterior, funcionando como um veículo de energia ligando o corpo físico ao sutil. Quando em sofrimento físico ou emocional, perdemos energia e ao equilibrar os chakras (REIKI para equilibrar os chakras), voltamos a ter saúde.
Cada chakra possui ressonância com uma cor, vibra com um som ou mantra que corresponde a uma nota musical e também se relaciona a um elemento natural. Na representação oriental é visto com um número variável de pétalas, como se fossem flores. Os escritos antigos, mencionam mais de 88 mil chakras. Os sete principais, são, respectivamente:
Existem variadas terapias integrativas e holísticas que abordam o equilíbrio dos chakras como forma de bem estar e saúde física, mental e espiritual. A mais conhecida delas é REIKI, que equilibra, através da imposição das mãos. (conheça a terapia REIKI, clicando encima do nome)